No experimento participaram 50 homens de 20 a 30 anos de idade, que foram divididos em dois grupos. Um deles bebeu coquetéis com álcool, o outro consumiu bebidas "placebo" que não continham álcool. A todos os homens foram depois mostradas fotos de mulheres jovens vestidas para sair.
Os cientistas revelaram que os homens após consumirem álcool prestavam mais atenção ao peito e à cintura das mulheres que apareciam nas imagens. Isso sucedia com mais frequência quando lhes mostravam fotos de mulheres qualificadas como atraentes ou menos confiantes. Ao mesmo tempo, quando se tratava das mulheres "independentes" e "espirituais", os voluntários que não haviam bebido álcool olhavam mais para o rosto.
Os testados que haviam tomado álcool quase não olhavam para os corpos das mulheres que exprimiam confiança.
Segundo declarou uma autora do relatório publicado no portal Medical Express, Abigail Riemer, "em um ambiente onde o álcool está presente, há muitas oportunidades para olhadas provocadoras, o que leva à desumanização das mulheres e se torna a base para consequências negativas, tais como abuso sexual ou a discriminação sexual no trabalho", notando que os estudos deste tipo podem ajudar a lutar contra tais fenômenos desagradáveis.