Um grupo de cientistas da Universidade de Tóquio conseguiu criar o que parece ser o melhor robô humanoide existente. Os "pais" de Kenshiro e Kengoro — assim chamados os inovadores robôs humanoides — publicaram o artigo na revista Science Robotics, onde explicam detalhadamente os mecanismos do seu funcionamento, informa o portal Tech Xplore.
A tecnologia robótica segue avançando e cada vez mais elaboram robôs complexos e com diversas funções. Por exemplo, alguns são projetados para transportar suprimentos para soldados. No entanto, o objetivo final dos robôs humanoides é imitar, com a maior precisão possível, tudo o que os seres humanos podem fazer. Para tornar esse objetivo realidade, os investigadores japoneses tentaram equipar este tipo de robô com peças articuladas necessárias para que possam simular os movimentos humanos.
Kengoro é o robô humanoide mais avançado. É capaz de fazer inclinações, abdominais, flexionar as costas e até mesmo rebater com uma raquete de badminton. Seus criadores também conseguiram fazer o robô "suar" através da imitação do sistema muscular. A "máquina humana" possui algumas aberturas para que o vapor possa sair da estrutura metálica sem que esta se superaqueça.