Tempestade nas Filipinas: número de mortos sobe para 200

© AFP 2023 / MANMAN DEJETOOperação de resgate após tempestade na ilha de Mindanao, nas Filipinas, 23 de dezembro de 2017
Operação de resgate após tempestade na ilha de Mindanao, nas Filipinas, 23 de dezembro de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Dezenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas devido a uma tempestade tropical que atingiu o sudeste das Filipinas neste sábado (23).

A tempestade tropical Tembin causou inundações e deslizamentos de terra na segunda maior ilha do país, a ilha de Mindanao, onde mais de 70.000 pessoas ficaram desabrigadas, segundo informações da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, como apontou a agência AFP.

Os moradores teriam deixado tudo para trás nas tentativa de salvar suas vidas. Ainda segundo a AFP, as Filipinas têm, em média, por 20 grandes tempestades todos os anos, mas a ilha de Mindanao não costuma ser atingida.

Das 135 pessoas mortas em Mindanao, 127 eram de Lanao do Norte, 6 de Bukidon, 1 de Iligan e 1 de Misamis Ocidental. Mais de 72 pessoas continuam desaparecidas no local, segundo a agência chinesa Xinhua News. Outras 47 pessoas teriam morrido na península de Zamboanga.

A polícia local informou que mais de 40 mil evacuaram acampamentos devido ao avanço da tempestade.

"As pessoas receberam avisos. Mas como nós somos raramente atingidos por tufões, as pessoas que vivem perto dos rios não levaram muito a sério", afirmou à AFP Wilson Mislores, chefe de polícia de Salvador, cidade da ilha.

Em 2013, o super tufão Hayan matou mais de 7 mil pessoas e deixou 200 mil famílias sem moradia nas Filipinas.

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала