Como era esperado, as testemunhas começaram imediatamente a especular nas redes sociais que se tratava de uma nave espacial alienígena ou um OVNI.
Entre as testemunhas preocupadas havia mesmo personalidades célebres, entre elas o cantor will.i.am e o ator Don Cheadle, que partilharam vídeos do fenômeno em seu Twitter.
Para desgosto dos amantes de extraterrestres, a mídia assegurou que se tratava do lançamento do foguete Falcon 9 — da empresa de Elon Musk, SpaceX — com 10 satélites de telecomunicações Iridium NEXT a bordo.
De acordo com a informação publicada no site da empresa, o lançamento foi realizado com êxito a partir da Base da Força Aérea dos EUA em Vandenberg (Califórnia) e os satélites entraram em órbita aproximadamente uma hora depois do lançamento.
There were numerous calls into @SanDiegoPD Communications when the rocket launch from Vandenberg AFB was seen in our San Diego sky. pic.twitter.com/N0UeYQ5Uvu
— Shelley Zimmerman (@ChiefZimmerman) 23 de dezembro de 2017
Muitas pessoas telefonaram ao Departamento de Polícia de San Diego quando o foguete, lançado a partir da Base da Força Aérea dos EUA em Vandenberg, era observado no céu de San Diego
Os novos satélites de telecomunicações Iridium NEXT pertencem ao operador internacional de telefonia móvel Iridium Communications. A empresa planeja construir, em cooperação com a companhia franco-italiana Thales Alenia Space, 81 satélites, 75 dos quais serão lançados por SpaceX.