Pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) aponta também que 36% dos alemães querem que Angela Merkel permaneça no cargo para o mandato completo de quatro anos, caso seja reeleita chanceler após as negociações da coalizão.
A pesquisa mostra um declínio no apoio a Merkel. No início de outubro, 44% queriam que ela se mantivesse no cargo por quatro anos.
A Alemanha realizou eleições parlamentares em 24 de setembro. A aliança entre o partido de Merkel, a União Democrática Cristã (CDU) e a União Social Cristã da Baviera (CSU) ganhou as eleições com 33% de votos e garantiu 246 lugares no parlamento, enquanto o Partido Social Democrata Alemão (SPD) ficou em segundo lugar com 20,5% dos votos, ocupando 153 lugares no Bundestag.
O país está no meio da pior crise política de sua história recente, após o colapso dos esforços da CDU para estabelecer uma coalizão de três vias com o Partido dos Democratas Livres e o Partido Verde, em novembro.
Em 20 de dezembro, a aliança entre CDU, CSU e SPD anunciou que as negociações preliminares da coalizão aconteceriam no dia 7 de janeiro.