A agência de notícias Reuters cita uma testemunha que afirma que o número de vítimas pode ainda aumentar, pois entre os estudantes que assistiam a um painel de discussão com pesquisadores há feridos graves.
Barchi road is blocked due to an explosion in west Kabul that has killed 30 and wounded more than 40 people in a cultural center. pic.twitter.com/WX7CiqddXK
— Muhib Shadan (@muhibshadan) 28 de dezembro de 2017
Rodovia Barchi está bloqueada por causa da explosão no oeste de Cabul que matou 30 pessoas e feriu mais de 40 em um centro cultural.
Ninguém ainda reivindicou o ataque, contudo, o Afeganistão tem sofrido de forte instabilidade política e insegurança devido às rebeliões de militantes, incluindo dos grupos terroristas Talibã e Daesh (organizações terroristas proibidas na Rússia).
O ataque teve lugar um dia depois de a Marinha dos EUA ter comunicado sobre a morte do presumido líder do Talibã, Qari Fida Mohammad, que, contudo, teria ocorrido antes.
Enquanto isso, o governo do Afeganistão está tomando medidas para atingir uma solução pacífica no país, preparando um roteiro para as negociações de paz com o Talibã. A posição foi anunciada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Hekmat Khalil Karzai, durante o encontro do Grupo Internacional de Contato para o Afeganistão em Oslo, no início de dezembro.