Uma igreja da cidade finlandesa de Loviisa abriu uma exposição natalina da artista Pauliina Turakka Purhonen que apresenta bonecos de animais e humanos interpretando temas bíblicos. A exposição provocou debates ativos entre a vizinhança, pois muitos acham que a artista passou dos limites e que sua arte prejudica a imagem da igreja.
"Doente, anormal e sem gosto ao grau mais alto possível", "isso não é arte para igreja", "perversidade pseudointelectual" e "seu lugar é no lixo", são alguns dos comentários postados pelos locais enfurecidos.
Mas nem todos discordam, há quem apoie a iniciativa, mesmo representando minoria.
"Os que ficaram ofendidos pela nudez devem ver a Basílica de São Pedro [no Vaticano]", escreveu um internauta.
As obras de Pauliina Turakka Purhonen já foram exibidas antes na igreja de Loviisa quase três anos atrás, também causando comentários controversos da paróquia.
Pauliina Turakka Purhonen re-interprets Christian iconography in her textile sculptures. Super. #arsfennica pic.twitter.com/pYCcreyBDF
— Arja Miller (@arjamiller) 6 de fevereiro de 2014
No entanto, o líder da igreja, Karl van Hallstrom, enxerga pontos positivos na discussão sobre arte e igreja, pois comentários fora das redes sociais foram mais moderados. Mesmo assim, reconheceu que a instalação provocou reação contraditória mesmo entre os sacerdotes.
Pauliina Turakka Purhonen é famosa por seus retratos e esculturas de tecidos bordados que se distinguem pelo realismo interpretando muitas vezes episódios bíblicos.