"Pela primeira vez a carga russa foi entregue a nossas instalações na ilha de Grain e um quebra-gelo atracou neste porto", afirmou uma representante da companhia energética britânica National Grid, citada pelo jornal russo Vzglyad.
Ela se recusou a dizer a quantidade exata de GNL fornecido pela Rússia ao mercado britânico e o destino do combustível, mas sublinhou "não ser uma quantidade recorde".
Reino Unido não importava gás diretamente da Rússia, apenas através de gasodutos localizados no continente europeu, da Bélgica e da Holanda. Segundo informações da empresa russa Gazprom, o fornecimento a Londres subiu 61% no ano passado.
De acordo com economistas, citados pelo portal Gazeta.ru, o Reino Unido terá que aumentar as importações de gás após o Brexit.
Navio único
O Christophe de Margerie é o único navio-tanque e quebra-gelo do mundo. Foi construído pela empresa sul-coreana Daewoo Shipbuilding Marine Engineering e entregue à companhia russa Sovcomflot no início de 2017. O navio realizou sua primeira viagem em agosto deste ano.
A peculiaridade desta embarcação é notória, pois ele é ao mesmo tempo navio-tanque e quebra-gelo feito de aço especial de alta resistência capaz de romper gelo de até 2,5 quilômetros de espessura.Assim, o navio pode navegar durante todo o ano sem ser escoltado por quebra-gelos.