"A participação da coalizão dos EUA na derrota do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia) na Síria desempenhou um papel mínimo. Sabemos que, especialmente nos últimos tempos, ela realiza atividades que visam apoiar os terroristas. Eles evacuam os chefes do Daesh dos territórios cercados, estão tentando estabelecer no território da Síria focos para criar novos grupos terroristas", disse o político russo.
O presidente da comissão de política de informações do Senado russo, Aleksei Pushkov, disse, por sua vez, que a declaração de Trump sobre os êxitos dos EUA na Síria não tem praticamente nada a ver com os fatos. Para ele, isso é uma "pseudorrealidade necessária para os fins políticos" de Washington.
Anteriormente, as Forças Democráticas da Síria (FDS), apoiadas pela coalizão internacional liderada pelos EUA, fizeram chegar ao RT Ruptly um vídeo da retirada dos militantes do Daesh da cidade de Raqqa. De acordo com os especialistas, este vídeo é mais uma prova que as forças americanas permitiram aos terroristas deixarem Raqqa sem levantar obstáculos.