Os halos solares se produzem quando se formam partículas de gelo suspensas na atmosfera, fazendo com que a luz proveniente do sol mude de direção e crie um efeito ótico na forma de um disco ao redor do Sol. Este disco tem um anel iridescente na sua circunferência, de cor vermelha no lado interno do anel e verde e azul no lado externo.
O estranho fenômeno causou grande repercussão nas redes sociais, revela o Daily Mail. Alguns o compararam à imagem de um anjo: "Parece aquela imagem que você imagina ver quando os anjos começam a formar a primeira luz no céu da Jordânia no Natal ", escreveu um internauta. "Estas são o tipo de coisas que te ajudam a entender a gente que acredita em anjos", acrescentou outro.
Sun Halo, Stockholm, Sweden pic.twitter.com/1dBfVY0Smj
— Evropa14 (@ChosaintEuropa) 9 de dezembro de 2017
A verdade é que a comparação com os anjos não é tão exagerada. Existe uma clara semelhança entre este fenômeno meteorológico e os círculos luminosos que aparecem acima ou atrás das cabeças das figuras consideradas santas na iconografia religiosa.
WOW! Sun halo seen from Sweden. Photo credit: Pierre Björk. #Sweden pic.twitter.com/hJeDUJl2AS
— Mark Tarello (@mark_tarello) 8 de dezembro de 2017
Neste caso, é um halo com parélio, ou seja, um halo de 22° que, devido à reflexão da luz, tem manchas brilhantes à direita e esquerda do Sol. O fenômeno espetacular tinha sido registrado na Suécia em 1 de dezembro, mas até agora não tinha sido explicado.