De acordo com o USGS, centro de pesquisa geológicas dos Estados Unidos, o abalo teve seu epicentro registrado a 3 km de distância da cidade de Berkeley, na Califórnia. O centro também informa que o abalo foi percebido a 13 km de profundidade. Não há, por enquanto, registro de danos ou feridos, segundo o Twitter oficial do governo do estado da Califórnia para situações de emergência.
No reports of damages from the region at this time. #earthquake #whatsshakincalifornia https://t.co/cSPgzjoMb5
— Cal OES (@Cal_OES) 4 de janeiro de 2018
A rede social foi imediatamente inundada com comentários de moradores da região, o que colocou o terremoto como um dos assuntos mais comentados do mundo. Muitos dizem que foram acordadas pelo terremoto e deixaram suas camas às pressas.
"Foi muito assustador, 2h30 da manhã eu estava tentando dormir e acordei com minha casa tremendo", comentou esta usuária da rede social.
4.5 earthquake hit California
— Rachel_X3 (@GrismoreRachel) 4 de janeiro de 2018
it was scary as fuck 2:30 in the morning trying to sleep and I wake up to my house shaking busy schedule today only three hours of sleep. #earthquake #BayAreaQuake
"Nada como um terremoto da Califórnia para te acordar às 2h40 da manhã!", comentou um usuário.
— Dan Rogers (@dannyrog13) 4 de janeiro de 2018
"Acabo de ter um mini ataque cardíaco. Não importa o quanto você viva na Califórnia, você nunca irá se acostumar com um terremoto", comentou a usuária
— Honey✨ (@e__god) 4 de janeiro de 2018
Segundo a tabela de intensidade de terremotos do USGS, esse tipo de terremoto pode fazer tremer casas e quebrar louças e janelas. Além disso, provavelmente foi sentido por todas as pessoas da região.