A Agência de Investigação de Projetos Avançados da Defesa dos EUA (DARPA, siglas em inglês) propôs desenvolver um avião de transporte militar adaptado para lançar e recuperar dezenas de pequenos drones, informa o portal Popular Mechanics.
New post (US reveals SECRET WEAPON: Flying aircraft carriers with SWARMS of ‘Gremlin' drones) has been published on NEWS — https://t.co/ekiX3vTaFI pic.twitter.com/XOyAAHI5U1
— Ukpeli James (@profitclaim) 4 de janeiro de 2018
EUA revelam arma secreta: Aeronave capaz de transportar colmeia de drones Gremlin
O projeto deverá ser realizado na base do avião de transporte militar C-130 Hercules. De acordo com a ideia dos especialistas do Departamento da Defesa norte-americano, as aeronaves deverão transportar grande número de drones de diferentes tipos e especializações. Isso, por sua vez, permitirá a essas "colmeias" resolver várias missões simultaneamente, desde recolher informação de inteligência até destruir alvos de radar e terrestres em geral.
O projeto será realizado pela empresa General Atomics Aeronautical Systems, conhecida por seus drones Predator.
The Air Force could start testing 'flying aircraft carriers' as soon as next year — via @themotleyfool https://t.co/DvmI4NbBt8 pic.twitter.com/1MGeErcx2g
— Finance Insider (@clusterstock) 3 de janeiro de 2018
A Força Aérea dos EUA pode começar testando nova arma já no ano seguinte
Quanto aos drones a serem designados para o projeto — Gremlin — devem ser relativamente económicos em produção e manutenção, e extremadamente versáteis. Supõe-se que cada veículo não tripulado conseguirá transportar até 25 quilogramas de carga à distância de 500 quilômetros. Além disso, os drones serão dirigidos não a partir de uma nova base aérea, mas, sim de um avião capaz de operar diretamente na linha de frente, por exemplo, um F-22 ou F-35.