O correspondente da CBS em Seul disse que Pyongyang está no estágio inicial de um ciclo de lançamento.
A reportagem disse que os preparativos foram feitos ao norte da capital norte-coreana e seguiram o padrão do lançamento de novembro do ano passado. Assim, um lançamento esta semana ou na próxima seria o mais provável.
Entretanto, a emissora não citou nenhuma fonte.
No entanto, é necessário aguardar a respeito da possibilidade de um novo teste balístico, considerando o que o seu líder, Kim Jong-un, abordou em seu discurso de Ano Novo, a respeito do envio de uma equipe às Olimpíadas de Inverno de PyeongChang, em fevereiro.
Seul pediu uma reunião de alto nível no dia seguinte ao discurso de Kim, o que foi aceito por Pyongyang nesta semana. Assim, um lançamento neste momento poderia sabotar qualquer avanço diplomático.
Em 29 de novembro, a Coreia do Norte testou um ICBM intitulado Hwasong-15. O míssil voou por 53 minutos, subindo até 4.500 quilômetros antes de cair no mar do Japão (também conhecido como mar do Leste) a 210 quilômetros da costa do Japão.
Kim alegou então que seu país se tornou um Estado de armas nucleares – o que os Estados Unidos se recusa a reconhecer.
Os especialistas dizem que a trajetória do míssil significou que ele poderia atingir os EUA.
Não está provado, no entanto, que a Coreia do Norte foi bem sucedida com dois avanços tecnológicos fundamentais – a miniaturização da carga útil do míssil e o know-how de reentrada.