O que acontecerá após a depreciação do dólar?

CC BY 2.0 / Mike Poresky / FogoNota de cinco dólares em chamas
Nota de cinco dólares em chamas - Sputnik Brasil
Nos siga no
O dólar "barato" forçará vários bancos centrais a rever sua política monetária, opinam vários especialistas citados pela agência Bloomberg.

Cédulas de dólar - Sputnik Brasil
Qual será futuro dos EUA após queda do dólar?
Os especialistas da corporação bancária BNY Mellon e os da Crédit Agricole consideram que o futuro declínio da taxa de câmbio do dólar em relação a outras moedas mundiais poderia afetar os bancos centrais que não precisavam apertar sua política monetária conforme planejaram até agora.

"De um ponto de vista mais amplo, uma moeda mais forte é semelhante ao processo de endurecimento da política monetária [por parte dos bancos]", explicou Mohit Kumar, do grupo bancário francês, citado pela Bloomberg.

A depreciação da taxa de câmbio da moeda norte-americana poderia travar o crescimento econômico e conter a inflação, criando desta maneira um espaço para que as taxas de juro continuem a ser reduzidas ainda mais.

"Se a taxa de câmbio do dólar não aumentar, haverá o risco de que a política de dinheiro barato acabará criando bolhas nos mercados de ativos, o que deixará os bancos centrais sem munição para lutar contra a próxima crise", advertiu Bloomberg.

Dólar com bandeira dos EUA de fundo - Sputnik Brasil
Hegemonia do dólar não será eterna: mais cedo ou mais tarde a história se repete
Caso a Reserva Federal (banco central dos EUA) decida aumentar a taxa de juro para responder à depreciação do dólar, a era dessa política chegará ao seu fim.

Atualmente, os bancos centrais de cada Estado podem aplicar dois tipos de políticas monetárias: a política monetária expansiva e a política monetária contracionista.

A política monetária expansiva é implementada durante uma depressão para empurrar a economia e estimular o crescimento da atividade econômica. O uso desta política implica no aumento da oferta de dinheiro através da redução de juros. Se as taxas de juros diminuírem, os bancos comerciais começam a dar mais empréstimos e, como resultado, a oferta de dinheiro na economia aumenta.

A implementação de uma política monetária contracionista, por sua vez, consiste em usar contramedidas e é realizada durante o superaquecimento de uma economia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала