O GAO pôs em dúvida as declarações do Pentágono sobre as características técnicas dos submarinos, bem como o custo da sua produção e prazos da sua entrada em serviço. Em particular, o GAO tem dúvidas que o novo navio seja "suficientemente maduro" tecnologicamente e possa corresponder aos padrões técnicos e científicos.
Por sua vez, os militares afirmaram que controlam completamente os custos do programa do Columbia, bem como os riscos potenciais e prazos de seu cumprimento.
Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista em assuntos militares Aleksandr Zhilin opinou que o Pentágono precisa de lendas a fim de impressionar os contribuintes.
"Contudo, como é que os estadunidenses ainda conseguem manter suas posições no mercado de armamentos? Controlando os países a quem forçam a comprar suas armas. Será que um país como a Polônia pode dizer algo contra eles [norte-americanos], tal como qualquer país da União Europeia? Não pode. Sendo assim, trata-se de propaganda que tem como objetivo obter mais orçamento. Porém, não tem como afirmar que os norte-americanos possuem todo o equipamento da mais alta qualidade", ressaltou Aleksandr Zhilin.