Em dezembro, cientistas do Instituto de Investigação de Pescas de Taiwan (FRI, na sigla em inglês) encontraram na costa do condado de Taitung, a 350 metros de profundidade, cinco criaturas estranhas de 26 a 32 centímetros de comprimento. Posteriormente, foram identificadas como "tubarões víboras" (Trigonognathus kabeyai), informa o jornal taiwanês United Daily News.
Terrifying shark with extendable jaws like the 'Alien' monster is dragged from the deep https://t.co/XGW6EFaagB pic.twitter.com/dB3qyBnfe6
— The New Science (@NewScienceWrld) 11 de janeiro de 2018
Uma das características típicas destes tubarões são os dentes pontiagudos que parecem com dentes caninos das víboras. Seus maxilares são extensíveis e podem apanhar sua vítima, por isso que estas criaturas fazem lembrar inevitavelmente os protagonistas extraterrestres do famoso filme de Ridley Scott "Alien, o Oitavo Passageiro".
Super rare ‘ALIEN’ shark with extendable jaws and huge fangs caught ALIVE in ocean depths https://t.co/0HK4B3t29d pic.twitter.com/1fEw0ZLson
— Daily Star (@Daily_Star) 8 de janeiro de 2018
Esta rara espécie de tubarões habita as águas do Japão, Havaí e Taiwan. Foi captada pela primeira vez em 1986 a uma profundidade de 330 metros, perto da costa japonesa. Os cientistas a qualificaram oficialmente com nova espécie em 1990.
台「外星怪魚」紅到海外 外媒鄉民嘖嘖稱奇 #대만 #台湾 #Taiwan #台灣 #vipershark #卡氏尖頷烏鯊
— 台灣蘋果日報 Taiwan News (@TW_nextmedia) 10 de janeiro de 2018
→→https://t.co/mEXxzlIWd4 pic.twitter.com/Eq0zbQJ1w5
Os "tubarões víboras" raramente medem mais de 47 centímetros e, de acordo com a bióloga Brit Finucci, seu tamanho ajuda tanto na hora de se esconder de predadores embaixo d'água como na hora que "se esbarram" com pescadores.
"Indivíduos menores podem escapar das redes pesqueiras", comentou Finucci ao portal Earth Touch News.