Mais de 16,8 milhões de bitcoins foram minerados desde o dia 13 de janeiro. É impossível prever quando o limite de 21 milhões de bitcoins serão minerados. Alguns estão dizendo que isso pode ser feito em cinco anos, outros argumentam que isso não acontecerá nem nos próximos 100 anos.

Originalmente, 50 bitcoins eram ganhos como recompensa pela mineração de um bloco. Em seguida, caiu para 25 bitcoins e, depois, para 12,5 bitcoins, conforme o aumento da mineração foi acontecendo. Em 2020, a previsão é de que o valor cairá para 6,25 bitcoins, tornando a mineração não lucrativa. As informações foram publicadas pela RT.
Quando o limite de 21 milhões de bitcoins minerados for atingido, a oferta parará de crescer, independente do volume da demanda.
Especula-se também que algumas pessoas perderão o acesso às carteiras eletrônicas, diminuindo ainda mais a oferta da moeda virtual no mercado.
A empresa especialista em bitcoin Chainalysis estima que 2,78 milhões a 3,79 milhões de bitcoins no valor de até US$ 50 bilhões a preços atuais já foram perdidos para sempre. Os otimistas disseram que isso resultará em um rápido aumento nos preços que podem chegar a US$ 100.000 por token.