'Confiança entre EUA e Rússia continua diminuindo', diz secretário-geral da ONU

© AP Photo / Seth WenigAntónio Guterres, novo secretário-geral da ONU, discursa durante a cerimônia de designação, em 12 de dezembro de 2016
António Guterres, novo secretário-geral da ONU, discursa durante a cerimônia de designação, em 12 de dezembro de 2016 - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, comentou sobre o atual estágio das relações entre Rússia e os EUA durante uma reunião no Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira (18). .

"A confiança nas questões nucleares e outras questões entre os Estados Unidos e a Federação Russa continua a diminuir", disse Guterres durante a reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira (18), acrescentando que "medidas importantes para reduzir armas estratégicas, tomadas durante e após a Guerra Fria, estão sob ameaça".

Processo de testes nucleares nos EUA - Sputnik Brasil
Especialistas: aumenta o risco de guerra entre os EUA, a Rússia e a China
"Após a expiração do Tratado de Estratégico de Redução de Armas [START] em 2021, não há vontade de trabalhar em um novo acordo para reduzir os arsenais nucleares", disse ele durante a sobre a não proliferação de armas de destruição em massa.

A declaração surgiu após a divulgação do recente relatório do Huffington Post, citando uma parte confidencial da Revisão da Postura Nuclear de 2018 (NPR), que afirma que a Rússia possui vantagens na produção de armas nucleares sobre os EUA e seus aliados.

Segundo o documento, a Rússia pretende construir um "conjunto grande, diversificado e moderno de sistemas não estratégicos", fora do âmbito do START. No entanto, esta informação não foi oficialmente confirmada pelas autoridades da Rússia ou dos EUA.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала