Citando como fonte a agência norte-coreana KCNA e uma rede pública de rádio dos EUA, a reportagem informou que as Forças Armadas estadunidenses estavam realizando manobras em túneis, após a mobilização do 5º Regimento Blindado em uma base ao norte de Seul, em dezembro passado.
"Eles estão considerando exercícios semelhantes este ano, nos quais irão mobilizar a 101ª e a 82ª Divisão Aerotransportada, que ganhou má reputação pela guerra do Iraque e a invasão de Granada [em 1983]", disse a agência norte-coreana, acrescentando que a notícia também tinha sido relatado pela imprensa sul-coreana.
Além disso, forças militares dos EUA também prepararam equipamentos de comunicação especial, instrumentos de visão noturna, sistemas de mísseis Patriot, bombas guiadas de precisão e equipamentos para atravessar rios, informou a agência norte-coreana, citada pela Xinhua.
Nesta semana, chanceleres dos 20 países se reuniram em Vancouver (Canadá) com a finalidade de analisar o programa de armas nucleares da Coreia do Norte. O evento foi realizado sob a presidência do Canadá e os EUA, e condenado pela China e pela Rússia.
Pyongyang também condenou o evento, afirmando que tal iniciativa agrava a situação na península quando as relações inter-coreanas mostram sinais de distensão antes dos Jogos Olímpicos de Inverno em Pyeongchang, que acontecem em fevereiro na Coreia do Sul.