Tillerson: 'morte de norte-coreanos é indício que diplomacia estadunidense funciona'

© REUTERS / Kevin LamarqueO secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, fala sobre questões relacionadas com vistos e viagens depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma nova ordem de proibição de viagens em Washington, EUA, em 6 de março de 2017.
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, fala sobre questões relacionadas com vistos e viagens depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma nova ordem de proibição de viagens em Washington, EUA, em 6 de março de 2017. - Sputnik Brasil
Nos siga no
Esta é a inesperada descrição sobre como o secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, aparentemente considera uma diplomacia eficaz.

Os índices de fome e morte na Coreia do Norte são um sinal de que a estratégia da diplomacia estadunidense funciona, declarou Rex Tillerson na quarta-feira (16), durante conversa com a ex-secretária de Estado Condoleezza Rice, informa o The Washington Post.

O objetivo dos Estados Unidos é não permitir que Pyongyang desperte simpatia em todo o mundo devido às aflições causadas pelas sanções, segundo revelou Rex Tillerson.

Avião de combate dos EUA EA-18G Growler se prepara para aterrissar na base aérea norte-americana em Pyeongtaek, Coreia do Sul, 4 de dezembro de 2017 - Sputnik Brasil
EUA garantem apoio militar à Coreia do Sul em caso de agressão por parte de Pyongyang
"Os japoneses […] receberam mais de 100 barcos de pesca norte-coreanos que navegavam à deriva até águas japonesas. Dois terços das pessoas nessas embarcações foram mortas", destacou Tillerson, citando a delegação japonesa que assistiu no início dessa semana a uma conferência em Vancouver (Canadá).

Na opinião de Tillerson, a morte dos pescadores norte-coreanos é um bom sinal porque indica a escassez de alimentos que o país asiático sofre:

"Eles [pescadores] estão sendo enviados em pleno inverno para pescar, porque há falta de alimentos. E estão os enviando com a quantidade de combustível insuficiente para voltar. Assim recebemos evidências de que elas [as sanções] estão começando a doer".

Além disso, o secretário de Estado norte-americano assegurou que está convencido de que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, perante a fome e falta de combustível, estará disposto a negociar com os Estados Unidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала