Falando dos complexos de mísseis Javelin que Washington planeja entregar às Forças Armadas da Ucrânia, o ex-diplomata observou que as guerras contemporâneas se realizam principalmente por meio da aviação. Voloshin também disse que a base do poder aéreo do exército russo são os aviões e mísseis de cruzeiro.
"[Os mísseis] não protegerão da aviação estratégica russa, dos mísseis de cruzeiro, bombardeiros e assim em diante. Estou seguro de que todos entendem que, com o uso de todo o poder do exército russo, perderemos uma guerra com a Rússia em uma semana ao máximo", disse Voloshin no ar do canal 112 Ukraina.
Ele acrescentou que o conflito em Donbass resultou em um número colossal de vítimas, mas este não pode ser considerado como guerra contemporânea com o uso de todos os meios de combate.
As autoridades ucranianas não param de falar sobre a "agressão russa". Assim, o presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, disse haver a ameaça de "guerra de grande escala".
Moscou nega tais declarações, sublinhado que Rússia não tem nada a ver com conflito em Donbass e está interessada na resolução da crise ucraniana.