Pouco depois da condenação do ex-presidente ser confirmada por desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu uma nota confirmando a candidatura de Lula à presidência e acusando os juízes de terem realizado uma "farsa judicial".
"O resultado do julgamento do recurso da defesa de Lula, no TRF-4, com votos claramente combinados dos três desembargadores, configura uma farsa judicial. Confirma-se o engajamento político-partidário de setores do sistema judicial, orquestrado pela Rede Globo, com o objetivo de tirar Lula do processo eleitoral", afirmou a nota do partido.
Em nota, publicada nas redes sociais, o PT afirmou que sim, Lula será candidato, mesmo se condenado.
Nota do PT: Não nos rendemos diante da injustiça. Lula é candidato 👉 https://t.co/Zl9ZeFej5i #PovoComLula pic.twitter.com/14170ika40
— PT Brasil (@ptbrasil) 24 de janeiro de 2018
"Vamos confirmar a candidatura de Lula na convenção partidária e registrá-la em 15 de agosto, seguindo rigorosamente o que assegura a Legislação eleitoral", afirmou o partido.
E advertiu: "Se pensam que história termina com a decisão de hoje, estão muito enganados, porque não nos rendemos diante da injustiça".
Mais cedo, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) havia dito à Sputnik, que o partido pretende recorre até a última instância e que Lula era o candidato à presidência da república.