"Depois de eliminarem os terroristas na região síria de Al-Tanf, as forças sírias encontraram moderno equipamento radioeletrônico de origem europeia, munições e literatura do Daesh [organização terrorista proibida na Rússia]", lê-se no comunicado do ministério.
Além do equipamento radioeletrônico, de munições e de literatura extremista, nos veículos todo-o-terreno foram encontradas várias bandeiras e insígnias das Forças do Mártir Ahmad Abdo cujos combatentes – futuros integrantes do chamado Novo Exército Sírio – estão sendo treinados próximo de Al-Tanf, sob a direção de instrutores militares dos EUA.
Oficiais do Centro para a Reconciliação na Síria russo advertiram sobre a iminente ofensiva dos grupos terroristas da zona de Al-Tanf, controlada pelos EUA a norte e nordeste da Síria. Esta informação foi fornecida por refugiados que conseguiram abandonar a zona.
No fim de dezembro, o chefe do Estado-Maior russo, general Valery Gerasimov, declarou que os militares norte-americanos, sob o pretexto da criação do "novo exército sírio", estão treinando os terroristas na base de Al-Tanf.