O Departamento de Estado dos EUA confirmou a libertação de Baquer Namazi, um cidadão dos EUA e executivo de petróleo aposentado que, junto com seu filho Siamak, foi preso e preso no Irã em 2015 sob acusações de ameaça à segurança nacional. Washington afirma que tais acusações são falsas.
A libertação temporária de Namazi, que é idoso, foi comemorada por uma porta-voz do Departamento de Estado dos EUA em um tweet.
We welcome the release of Baquer Namazi given his deteriorating health but we note that his release is only temporary. We call for the immediate and full release of the Namazi family, including his son Siamek, as well as other Americans unjustly held by the Iranian government.
— Heather Nauert (@statedeptspox) 28 de janeiro de 2018
Apesar de comemorar a liberdade de Namazi, Heather Nauert lembra que é apenas uma liberdade temporária, e pede pela libertação de outros cidadãos norte-americanos presos no país, por acusações que ele aponta como "injustas".
No entanto, desde a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA, em 2016, as relações entre os países vêm se deteriorando.