Durante buscas por avião malaio, navio desaparece misteriosamente dos radares

© AFP 2023 / Hoang Dinh NamBuscas pelo avião da Malaysia Airlines, que caiu no oceano Índico ao viajar entre Kuala Lumpur e Pequim em março de 2014 (foto de arquivo)
Buscas pelo avião da Malaysia Airlines, que caiu no oceano Índico ao viajar entre Kuala Lumpur e Pequim em março de 2014 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
O navio Seabed Constructor – da empresa norte-americana Ocean Infinity – que está participando das buscas pelo avião comercial MH370, desaparecido desde março de 2014, por mais de três dias não transmitiu dados sobre sua geolocalização, comunicou Fox News.

Costas do mar do Japão (mar do Leste), Coreia do Sul - Sputnik Brasil
Barco russo com 21 pessoas a bordo desaparece no mar do Japão
A embarcação iniciou a operação de busca no oceano Índico em 22 de janeiro. Para localizar destroços do avião foram utilizados aparelhos submersíveis e sensíveis ao som. Contudo, em 1º de fevereiro, as informações sobre a localização do Seabed Constructor no Sistema de Identificação Automática (AIS) pararam de ser atualizadas. 

O navio desapareceu misteriosamente por 80 horas. No momento, ele está se dirigindo a uma estação da cidade australiana de Perth. A empresa Ocean Infinity se recusou a comentar a situação.

"O transmissor de AIS estava desligado. É preciso entender se se tratou de um erro da tripulação durante passagem de uma nova rota, ou de uma ação intencional", afirmou à Fox News Richard Cole, especialista em sistema de geolocalização.

A base naval Mar del Plata após o desaparecimento do submarino argentino ARA San Juan - Sputnik Brasil
Ainda há esperança de encontrar submarino argentino San Juan? Almirante russo responde
De acordo com especialista, a tripulação do navio pôde ter disfarçado sua localização de propósito para caçar tesouro ao invés de procurar destroços do avião. Em 2016, na área operacional foram encontrados vários destroços supostamente pertencentes a um navio mercante, que naufragou no início do século XX. 

Na madrugada de 8 de março de 2014, um avião da empresa Malaysia Airlines, que estava realizando o voo MH370 de Kuala Lumpur a Pequim com 227 passageiros a bordo e 12 tripulantes, desapareceu dos radares. O avião teria caído no sul do oceano Índico. As operações de busca não conseguiram detectar localização do acidente da aeronave. 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала