Após o anúncio do grupo em coreano, francês e inglês, foi possível ouvir gritos de apoio e aplausos mais efusivos, do que no caso de outras equipes.
Em 9 de fevereiro, os XXIII Jogos Olímpicos de Inverno tiveram início em Pyeongchang, na Coreia do Sul, com a participação de atletas de 92 países.
Em dezembro passado, o Comitê Olímpico Internacional (COI) vetou a participação de atletas russos sob a égide do Comitê Olímpico da Rússia (COR) nos Jogos Olímpicos de 2018 em Pyeongchang, apesar de não ter encontrado evidências do chamado uso de "doping institucional" na Rússia.
Por essa razão, os 168 atletas russos convidados pelo COI, depois de um processo para provar estarem "limpos", competem sob a bandeira neutra na qualidade de "atletas olímpicos russos".
As autoridades russas negaram as acusações do COI e o presidente russo, Vladimir Putin, descreveu a suspensão da seleção nacional como um evento "orquestrado e de motivação política", embora reconhecesse que alguns casos de doping foram detectados na Rússia.