Dois empregados, cujos nomes não foram relevados, obtiveram acesso ao dispositivo e conectaram-no à Internet para iniciar a mineração.
Pouco depois, o sistema de segurança do supercomputador transmitiu dados relevantes ao Serviço Federal de Segurança (FSB) e os engenheiros foram detidos. Os empregados do centro foram libertados, mas não podem sair do país.
"Foi registrada uma tentativa de usar a capacidade de processamento do supercomputador para fins privados, incluindo para a chamada mineração. Entretanto, graças ao trabalho conjunto com os serviços de segurança essa atividade foi coibida", informou a assessoria de imprensa do centro nuclear.
O Centro Nuclear Federal Russo do Instituto de Pesquisa Científica de Física Experimental da Rússia foi construído em 1946, em Sarov, uma cidade no centro da Rússia. Ele se tornaria o coração do programa de pesquisa nuclear soviético e, posteriormente, russo. A instalação era tão secreta que até 1991 a cidade era mencionada apenas como Arzamas-16 e não constava em nenhum mapa público.