O Comitê de Investigação da Rússia assumiu que uma das razões da queda poderia ser a formação de gelo sobre o avião antes do voo. Uma fonte que trabalha no aeroporto de Domodedovo, citada pela mídia russa RBK, disse que é o piloto quem toma a decisão quanto ao tratamento do avião com o líquido anticongelante.
"Às vezes a tripulação rejeita o procedimento para poupar tempo", disse ele, adicionando que isso leva à "deterioração das características aerodinâmicas do jato".
Problema com indicador de velocidade
Essa versão não pode ser excluída. Em 2011, a falha do indicador de velocidade levou à queda de um An-148 causando a morte dos seis tripulantes. Quando o indicador falhou, mostrando baixa velocidade, os pilotos aceleraram até que o avião se quebrou em pleno voo.
Explosão do motor
Anteriormente foi comunicado que uma testemunha viu o motor em chamas enquanto o jato caia. Depois de o avião ganhar altitude de 1.800 metros e atingir a velocidade de 600 km/h, a altitude dele baixou de repente até 1.500 metros, depois recuperou a altitude anterior e caiu imediatamente. Uma das fontes próximas da investigação disse que "os motores do An-148 funcionaram até a queda, a destruição da aeronave foi causada pela colisão com o terreno", segundo comunicou a RBK.
Erro do piloto
A porta-voz das Linhas Aéreas Saratov, Elena Voronova, disse à mídia que um dos pilotos tinha mais de 5.000 horas de voo, 2.800 delas – em An-148.
O outro piloto tinha 812 horas de experiência. Ela também adicionou que não havia problemas com as condições técnicas do avião.
Conforme uma fonte citada pela RBK, os investigadores vão examinar todos os cenários possíveis, contudo, a possibilidade de um ataque terrorista continua bastante baixa. "É pouco provável que esta versão seja predominante, pois os especialistas que realizaram a análise rápida dos fragmentos do avião, não encontraram micropartículas de explosivos."
Descartado: colisão com helicóptero postal
Versões preliminares sugeriram que, antes de cair, o avião colidiu com um helicóptero postal. O serviço postal russo negou rapidamente que qualquer helicóptero deles pudesse estar envolvido no trágico acidente.