Câmara aprovou o decreto Nº 9.288 a intervenção federal na segurança pública com 340 votos favoráveis e 72 contrários. Expectativa é a que a margem de apoio à medida se repita no Senado no decorrer da votação nesta terça-feira (20).
A previsão é de que a matéria seja analisada a partir das 16h, conforme consta na agenda do presidente do Senado, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).
A Intervenção decretada por Temer na última sexta-feira (16) já está em vigor, porém necessita de aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado para que continue valendo. Enquanto o decreto continuar em vigor, nenhuma matéria que altere a constituição poderá ser votada nas casas.
Em entrevista na última sexta-feira (16), o presidente do Senado afirmou que a proposta seria analisada em caráter de urgência na Casa, o que significado que irá direto ao Plenário.
O senador também adiantou que apontará um relator favorável à medida, como no caso de Laura Carneiro (PMDB-RJ), relatora na Câmara.
Durante a sessão na Câmara dos Deputados muitas críticas giraram em torno do fato de que não há projeto ou orçamento divulgados para a medida, o que dificultaria inclusive a discussão da pauta. A mesma crítica já foi apontada por senadores críticos à proposta.