Os residentes europeus com mais de 35 anos e com maior nível educacional são os mais dispostos a reconhecer a Rússia como fazendo parte integrante da Europa. Os moradores das capitais ou regiões adjacentes responderam "sim" mais frequentemente ao serem perguntados se a Rússia faz parte da Europa. Por exemplo, 37% dos moradores de Paris e das regiões próximas, contra 27% de outras regiões, acreditam que a Rússia pode ser considera um país europeu. No Reino Unido, 42% dos moradores da capital compartilham a mesma opinião.
Se considerarmos o nível de educação, revela-se que as pessoas com nível educacional mais alto consideram a Rússia como país europeu: 63% na Alemanha e 84% na Polônia. Quanto às preferências políticas dos respondentes, a enquete mostrou o seguinte: no Reino Unido os que consideram a Rússia parte da Europa na sua maioria são partidários da democracia liberal (51%). Esta opinião está muito menos difundida entre os simpatizantes de outros partidos. Na Polônia os representantes dos movimentos centristas e de esquerda (ao todo 83%) reconhecem Rússia como parte da Europa mais frequentemente do que os da direita (77%).
A enquete foi realizada pela empresa Ifop entre 20 e 27 de setembro de 2017 na França, Alemanha, Reino Unido e Polônia.
O que é o Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião (Sputnik.Polls) são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre temas sociais e políticos da atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões de rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais.