O Departamento de Estado dos EUA planeja, supostamente, inaugurar a nova embaixada em Jerusalém em maio deste ano, coincidindo com o 70º aniversário de Israel, de acordo com as fontes diplomáticas.
"Inicialmente, será apenas o embaixador e uma pequena equipe em um complexo que atualmente abriga operações consulares", escreveu a jornalista Michele Kelemen em sua conta no Twitter.
State Dept says it is planning to open new US Embassy in Jerusalem in May, coinciding with Israel's 70th anniversary. Initially, it will be just the Ambassador and a small team on a compound that currently houses consular operations.
— Michele Kelemen (@michelekelemen) 23 de fevereiro de 2018
Já o ministro de Transportes e Inteligência de Israel, Israel Katz, confirmou os rumores sobre a transferência da embaixada e felicitou Donald Trump "por sua decisão de mudar a embaixada dos EUA para a nossa capital no 70º Dia da Independência de Israel".
"Não há presente maior do que isso! A medida mais justa e correta, obrigado amigo!", comemorou Kutz.
I would like to congratulate Donald Trump, the President of the US @POTUS on his decision to transfer the US Embassy to our capital on Israel's 70th Independence Day. There is no greater gift than that! The most just and correct move. Thanks friend!
— ישראל כץ Israel Katz (@Israel_katz) 23 de fevereiro de 2018
O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou em dezembro a controvertida decisão de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel prometeu instalar a embaixada dos EUA naquela cidade.
O anúncio da Casa Branca cumpriu uma das promessas da campanha de Trump, por um lado, e derrubou uma posição defendida por décadas na política externa dos EUA sobre a cidade. Jerusalém Ocidental sedia o governo de Israel, mas os palestinos vêem Jerusalém Oriental como a capital de um futuro estado palestino. Por essa razão, todos os presidentes dos Estados Unidos, desde a fundação de Israel em 1948, mantiveram a embaixada dos Estados Unidos em Tel Aviv.