Antes, o chefe do Comitê do Conselho da Federação para a Defesa e Segurança, Viktor Bondarev, disse em entrevista à Sputnik que a Síria, o Iraque, o Sudão e o Egito são possíveis compradores do sistema russo S-400. Por sua vez, o embaixador da Rússia em Bagdá, Maksim Maksimov, declarou que a parte iraniana pode enviar pedidos de compra de armas de produção russa, entre as quais estarão, possivelmente, os S-400.
Segundo frisou Nauert, os EUA estão falando com países por todo o mundo, incluindo o Iraque, sobre o CAATSA e "sobre uma possível reação" às compras de armas russas. "Esclarecemos muitos países com quem trabalhamos. Não sei se este acordo de que falam já está assinado ou não", acrescentou Nauert.
O cumprimento da CAATSA começou em 29 de janeiro de 2018. A lei fora assinada em agosto de 2017 pelo presidente dos EUA, Donald Trump e é dirigida contra a Rússia, o Irã e a Coreia do Norte. O Departamento de Estado norte-americano declarou que o documento será um fator de contenção para as empresas e pessoas físicas.