"O lançador móvel da NASA tem uma estrutura correta, foi construído conforme os padrões e não requer mudanças no desenho ou modificações", declarou na quinta-feira (22) o porta-voz da entidade. "Como se espera, o lançador não é perfeitamente imóvel".
O lançador foi construído para o programa Ares, que tinha por objetivo apoiar a exploração fora da órbita terrestre. O foguete Ares V deveria fornecer cargas a Marte a fim de preparar uma eventual presença humana no planeta. O Ares I deveria lançar uma tripulação de seis astronautas a Marte a bordo da aeronave espacial Orion. O programa Ares foi cancelado em 2010, sendo substituído pelo Space Launch System (SLS) como principal programa de exploração do espaço exterior. O lançador que atualmente está se curvando foi reutilizado para o SLS.
"Todas as nossas previsões e desvios atualmente medidos estão de acordo, o que indica que temos uma compreensão sólida do quanto a torre se desvia naturalmente e confirma que não é necessária nenhuma ação de correção", observou o porta-voz.
A torre de um bilhão de dólares será usada para um único lançamento, quando o SLS for lançado em 2020, comunica o site Ars Technica.