Biografia: Pavel Grudinin nasceu em 1960 em Moscou. Toda a sua vida, desde a infância, esteve ligada ao sovkhoz, o que eram fazendas estatais fundadas pelo governo soviético, onde ele começou a trabalhar ainda criança como carregador. Após se formar em engenharia, ao longo de várias décadas ele trabalhou no Sovkhoz Lenin e depois foi eleito seu diretor em 1995. Grudinin se envolveu na política desde 1997, quando ele foi eleito para a Duma da Região de Moscou pela primeira vez. Em dezembro de 2017, ele foi apresentado como candidato à Presidência da Rússia durante o congresso do Partido Comunista da Federação Russa.
Programa de política interna: A maior parte do programa eleitoral de Pavel Grudinin é dedicada a medidas econômicas. Deste modo, em caso de vitória, ele promete rejeitar a participação russa da Organização Mundial do Comércio (OMC), bem como realizar a nacionalização de ramos da indústria estrategicamente importantes, como na área de energia elétrica, ferrovias, sistemas de comunicação e os principais bancos.
Programa de política externa: O candidato tem afirmado que a Rússia precisa de uma ideia "de base" que "una" todos, para que os outros países "queiram se juntar a nós", como era na época soviética. "Somos realmente uma grande potência", frisa Grudinin.