Biografia: Maksim Suraikin, candidato em ciências históricas, nasceu em 1978 em Moscou. Após a formatura universitária, criou e chefiou durante 10 anos uma empresa de reparação de computadores. Trabalhou como professor do departamento de gestão da Universidade Estatal de Engenharia Ferroviária de Moscou. Autor de uma série de artigos e publicações científicas. Participa da vida política desde 1996. Foi membro do Partido Comunista da Rússia. Em 2010 encabeçou a organização social Comunistas da Rússia, que o apresentou como candidato às eleições presidenciais russas de 2018.
Programa de política interna: O programa eleitoral do candidato Maksim Suraikin, segundo suas próprias palavras, é de fato "todo o complexo de medidas para restaurar uma economia socialista". Assim, caso chegue ao poder, Comunistas da Rússia promete realizar a nacionalização do sistema bancário e das áreas fundamentais da economia. Além disso, os comunistas prometem regular a diferença nos salários entre um operário qualificado e um diretor de empresa para não mais de cinco vezes. A atenção principal é dada à luta contra a corrupção. O programa também destaca que na Rússia tem que ser introduzido o instituto de confisco de bens obtidos ilegalmente e recriados os comitês de controle popular sobre fluxos financeiros das empresas.
Programa de política externa: Na política externa Comunistas da Rússia é a favor do patriotismo. O núcleo principal na política externa, consideram os comunistas, tem que se tornar "a defesa do povo trabalhador". No partido também se fala sobre a necessidade de restaurar uma "aliança defensiva de Estados anti-imperialistas com o modelo do Pacto de Varsóvia".