Biografia: Grigory Yavlinsky, formado da Universidade Plekhanov, deu seus primeiros passos na política em 1990, quando o Soviete Supremo da República Socialista Federativa Soviética da Rússia (RSFSR) o nomeou para o cargo de presidente do Conselho de Ministros e da Comissão Estatal para a reforma econômica. As eleições de 2018 são a quarta vez que Yavlinsky se candidata à Presidência pelo partido Yabloko.
Programa de política interna: Os pontos principais do programa de Yavlinsky são a superação do "stalinismo dissimulado" e do "capitalismo bárbaro quase feudal". Os passos principais para que Rússia se torne a economia mais forte da Europa, segundo Yavlinsky, têm que ser o respeito pela propriedade privada por parte do Estado, a limitação da concentração de propriedade nas mãos de uma só pessoa e a coordenação de todas as mudanças significativas na economia com o mundo empresarial. Yavlinsky também propõe desenvolver um programa para superar a pobreza por meio da abertura de contas pessoais de poupança dos cidadãos, nas quais seria depositada parte dos dividendos das ações das grandes empresas.
Programa de política externa: Segundo Grigory Yavlinsky, a prioridade principal na política externa da Rússia é ter relações amigáveis com as ex-repúblicas soviéticas. Também é necessária a aproximação aos países ocidentais. Isto significa que Rússia tem que gradualmente fazer sua legislação e sua política econômica e de defesa se aproximar da Europa.