No entanto, especialista da Universidade de Purdue (EUA), advertem que o carro tem a possibilidade de destruir a vida em Marte.
Segundo explica o relatório, a NASA entende que bactérias terrestres podem ameaçar a vida de outros planetas, por isso veículos espaciais lançados em direção à Lua ou Marte são sempre esterilizados.Entretanto, o tesla não passou por tal tratamento, sublinham cientistas estadunidenses.
"Se em Marte existe vida, então ela corre o risco de ser contaminada por organismos terrestre […] Será que os representantes terrestres são mais adaptáveis e conquistarão Marte, contaminando o planeta de maneira que não saibamos como foi sua vida original? Ou será que eles não podem se adaptar melhor do que os organismos marcianos? Não sabemos", afirmou o especialista em estudos planetários, Jay Melosh.
Os especialistas lembram que temperaturas extremas, pressão baixa e radiação fazem com que o espaço sideral seja inapropriado para organismos vivos. Porém, tais condições severas nem sempre os matam — algumas bactérias, enquanto no vácuo, hibernam até encontrarem condições favoráveis.
Anteriormente, cientistas predisseram que o Tesla se aproximará do Planeta Vermelho já neste ano.