Segundo sublinhou o jornal Tuoi Tre, a atual presença militar dos EUA no país asiático é a maior desde o fim da Guerra do Vietnã.
Vladimir Terekhov, especialista em assuntos da região Ásia-Pacífico, falando com serviço russo da Rádio Sputnik, opinou como se pode explicar o fato dessa chegada dos navios de guerra dos EUA ao Vietnã.
"Hoje em dia o Vietnã tem uma posição bem benevolente em relação aos EUA. A razão é bem simples: o Vietnã tem relações bastante difíceis com a China, apesar de serem parceiros comerciais", destacou.
Especialista lembrou que, após a decisão do Tribunal de Haia, que não satisfez a demanda da China sobre as áreas disputadas, os navios dos EUA aparecem bastante frequentemente nas águas do mar do Sul da China.
"É uma espécie de ação demonstrativa, uma demonstração da presença dos EUA por toda a parte onde, como eles dizem, o direito internacional não lhes proíbe", frisou Terekhov.
"Anteriormente foram apenas fragatas e destroieres, mas agora é um porta-aviões nuclear. A entrada de um navio de tais dimensões em um dos principais portos vietnamitas é, realmente, a primeira vez em 40 anos, desde a Guerra do Vietnã, mas em geral não se trata de algo surpreendente.
A Guerra do Vietnã decorreu entre o fim dos anos 50 e 1975. As primeiras tropas norte-americanas chegaram ao país em 1961. Os Estados Unidos perderam nessa guerra cerca de 58 mil efetivos, 1700 pessoas ainda são consideradas como desaparecidas.