O incidente ocorreu às 14h50 no horário local (8h50 em Brasília) ao sul do povoado de Maryinka, controlado pelo governo ucraniano, informou um representante da RPD.
"Um helicóptero ucraniano foi detectado a uma distância de cerca de 800 metros da linha de contato. Vinte minutos antes da chegada do helicóptero foi registrada uma forte explosão", afirmou o representante, sem dar mais detalhes.
Segundo as informações, as Forças Armadas da Ucrânia abriram fogo utilizando armas de grandes calibres contra povoações no sul da região de Donetsk. Além disso, o ataque atingiu o deputado russo, Aleksei Zhuravlev, que foi ao lugar para verificar se as partes cumprem o regime de cessar-fogo.
Em abril de 2014 as autoridades ucranianas lançaram uma operação militar contra as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk. Segundo os últimos dados da ONU, mais de 10.000 pessoas já foram vítimas do conflito. A regulação do conflito está sendo discutida, inclusive no âmbito dos encontros do grupo de contato em Minsk, no entanto, as partes continuam denunciando violações do regime de cessar-fogo.