Novas filmagens divulgadas em redes sociais hoje mostraram protestos anti-também militância e pró-governo em Ghouta Oriental.
Dezenas de civis reuniram-se na cidade de Hamouriyah — que, segundo notícias, ainda está sob o controle de militantes — no início de hoje, acenando bandeiras sírias improvisadas e cantando slogans anti-militantes.
Another Pro-SAA demonstration by Hamouriyah locals in East Ghouta this morning pic.twitter.com/ukAFiLMQhm
— Hassan Ridha (@sayed_ridha) 9 марта 2018 г.
As forças pró-governo, lideradas pela quarta divisão blindada do exército sírio e pela Guarda Republicana, estão avançando para a área depois de repelir com sucesso um contra-ataque militante e, posteriormente, aproveitando fazendas próximas.
Protestos semelhantes também ocorreram há poucas horas na cidade de Kafr Batna, que está sob o controle de militantes.
Além disso, uma manifestação pró-governo em larga escala foi realizada na aldeia recentemente liberada de al-Ghizlaniyah, pedindo aos militantes que se rendissem e permitirem que civis deixassem outras partes do leste de Ghouta.
آلاف المواطنين من بلدات الغوطة يحتشدون في بلدة الغزلانية دعماً للجيش العربي السوري في إعادة الأمن ومطالبة الإرهابيين السماح للمدنيين بالخروج pic.twitter.com/1frDmMRKGc
— Hassan Ridha (@sayed_ridha) 9 марта 2018 г.
O Exército Sírio começou a mobilizar tropas, armaduras e artilharia no mês passado, na preparação da operação Escudo de Damasco — e liberaram mais de 50% de Ghouta Oriental em cerca de duas semanas.
Os terroristas também bombardearam áreas controladas pelo governo de Damasco, resultando em centenas de vítimas civis e fechamentos de escolas. Milhares de pessoas fugiram para a região costeira temendo pelas suas vidas.