Qualquer um de nós pode fazer parte da enorme "equipe" que chegará perto do Sol na sonda que a NASA planeja lançar no próximo dia de 31 de julho. Bem, na verdade, é só o nosso nome que vai viajar. Por meio de um formulário publicado na página oficial da missão, chamada Sonda Solar Parker (SPP, na sigla em inglês), o nome será salvo em um cartão de memória e partirá com a sonda para o espaço exterior.
Esta missão visa estudar o motivo da instabilidade da coroa solar, a camada mais externa do Sol, composta de plasma e a principal fonte dos ventos solares. Por outro lado, se pretende estudar diretamente os "milhões de toneladas" de material "altamente magnetizado" que podem chegar à Terra em poucos segundos, gerando danos consideráveis, informa o site da NASA.
A SPP se aproximará do Sol como nenhuma outra sonda na história: a cerca de 6,2 milhões de quilômetros, 7 vezes mais próximo que o recorde atual. Toda a viagem vai durar 88 dias.
O engenho espacial deve suportar até 1.377 graus. Os instrumentos de recolha de informações e toda a sonda serão cobertos por um escudo de carbono de 11,43 centímetros de espessura.