Mas o fato revelou-se muito real, e rapidamente se agravou quando o organizador que — durante as projeções de fotografias retratando obras recentes de De Robertis com nudez — arrastou a artista para fora do palco, retirando sua camisa e expondo os seios para uma multidão assombrada.
— Maarten Mollie 👌 (@MollieMaarten) March 5, 2018
Em seu blog, a equipe do TED publicou uma declaração em desculpas.
"Hoje, na TEDxBruxelas, um evento TEDx organizado de forma independente, a palestrante Deborah De Robertis foi forçosamente removida do palco por um dos organizadores do evento, que se opuseram ao conteúdo da conversa".
— Deborah De Robertis (@D_derobertis) March 6, 2018
"Nós analisamos a situação e falamos com o organizador. Embora saibamos que há momentos em que é difícil decidir como responder a uma situação, essa resposta foi profundamente inapropriada", afirma o comunicado. "Estamos imediatamente revogando a licença TEDxBruxelas concedida a esse indivíduo", completou o TED.
— Deborah De Robertis (@D_derobertis) March 6, 2018
Mas o pedido de desculpas não é suficiente. Deborah voltou a Twitter pedindo outra forma de compensação do grupo: "Como uma compensação e para mostrar um apoio real à liberdade de expressão, @TEDTalks deve me convidar para o próximo TEDx para apresentar a versão não-censurada da minha palestra".