Durante seu discurso, Robinson alertou para a ameaça crescente que o alcance considerável dos novíssimos mísseis de cruzeiro russos representa para o território dos EUA.
"A Rússia prioriza o desenvolvimento de novíssimos mísseis de cruzeiro, que podem representar ameaça para estruturas localizadas no território da América do Norte", assinalou.
"Estou preocupada com as capacidades dos novíssimos mísseis de cruzeiro, que podem ser lançados de um bombardeiro ou de submarinos a uma distância muito maior que no caso dos antigos sistemas, e são capazes de superar nossa defesa antimíssil", afirmou a titular.
Enquanto isso, Robinson duvidou de que a Rússia pretenda atacar os EUA. Porém, apelou para criar novos métodos e uma nova tática de contraposição aos mísseis russos, frisando a importância de financiar o desenvolvimento de radares e sistemas de defesa.
Em 1º de março, o líder russo proferiu o tradicional discurso anual perante a Assembleia Federal da Rússia.
Enquanto isso, o presidente frisou que a Rússia não pretende ameaçar ou atacar alguém, já que o novo arsenal foi desenvolvido para "garantir a proteção do país".