A Roscosmos planeja investir 1,6 bilhão de rublos (R$ 92,6 milhões) para desenvolver projeto do veículo de lançamento de carga pesada. A RKK Energia está se programando para finalizar o trabalho até o final de outubro de 2019. O veículo deve lançar mais de 80 toneladas a uma órbita próxima da Terra e entregar pelo menos 20 toneladas na Lua.
"É necessário ter o veículo de lançamento. Se pensarmos em ir para a Lua nos próximos 10 ou 15 anos e organizar expedições para Marte e asteroides, não poderemos usar recursos atuais, para isso, sem dúvida, precisaremos de um veículo de carga pesada", disse o analista.
Segundo ele, a tendência mundial é o desenvolvimento de veículos de lançamento de carga pesada.
"Tudo forma a base para as pesquisas interplanetárias, portanto, a Rússia não pode estar na retaguarda", disse Zheleznyakov
O analista sublinhou que, por enquanto, os recursos financeiros estão sendo programados somente para a criação do projeto. Mais adiante o financiamento tende a aumentar. Além disso, ele enfatizou ser importante utilizar a reserva da RKK Energia que foi mantida depois do projeto Energia-Buran e o foguete H-1.
"Primeiramente, são os motores. Eles foram preservados e os novos foram criados com base neles. Esses projetos serão usados inquestionavelmente", concluiu Zheleznyakov.