Analista explica por que Rússia precisa de foguete lançador de carga pesada

© REUTERS / Pool/Kirill KudryavtsevLançamento de um foguete de cosmódromo Vostochny (foto de arquivo)
Lançamento de um foguete de cosmódromo Vostochny (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Considerando a circunstância internacional, a Rússia deve desenvolver um veículo de lançamento de carga pesada que possa ser usado tanto para a exploração da Lua e de Marte como para se defender, acredita o acadêmico Aleksandr Zheleznyakov da Academia Russa de Cosmonáutica.

A Roscosmos planeja investir 1,6 bilhão de rublos (R$ 92,6 milhões) para desenvolver projeto do veículo de lançamento de carga pesada. A RKK Energia está se programando para finalizar o trabalho até o final de outubro de 2019. O veículo deve lançar mais de 80 toneladas a uma órbita próxima da Terra e entregar pelo menos 20 toneladas na Lua.

"É necessário ter o veículo de lançamento. Se pensarmos em ir para a Lua nos próximos 10 ou 15 anos e organizar expedições para Marte e asteroides, não poderemos usar recursos atuais, para isso, sem dúvida, precisaremos de um veículo de carga pesada", disse o analista.

Segundo ele, a tendência mundial é o desenvolvimento de veículos de lançamento de carga pesada.

"Tudo forma a base para as pesquisas interplanetárias, portanto, a Rússia não pode estar na retaguarda", disse Zheleznyakov

Lançamento do foguete transportador Soyuz-2.1 do cosmódromo Vostochny, localizado no Extremo Oriente russo - Sputnik Brasil
Confira lançamento bem-sucedido do foguete russo Soyuz (VÍDEO)
Respondendo à pergunta sobre a ausência de uma carga útil, o analista frisou que, em primeiro lugar, devido à situação instável, é necessário desenvolver o veículo para poder usá-lo a qualquer momento e não somente para a exploração da Lua e de outros planetas.

O analista sublinhou que, por enquanto, os recursos financeiros estão sendo programados somente para a criação do projeto. Mais adiante o financiamento tende a aumentar. Além disso, ele enfatizou ser importante utilizar a reserva da RKK Energia que foi mantida depois do projeto Energia-Buran e o foguete H-1.

"Primeiramente, são os motores. Eles foram preservados e os novos foram criados com base neles. Esses projetos serão usados inquestionavelmente", concluiu Zheleznyakov.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала