"O segundo reator da usina nuclear em Cernavoda se desligou automaticamente do sistema energético nacional na manhã desta quinta-feira devido a uma falha no sistema elétrico, e não nuclear", comunicou a agência Mediafax, citando a operadora nuclear estatal romena, Nuclearelectrica.
Anteriormente, a Nuclearelectrica comunicou que o primeiro reator da usina em Cernavoda foi desligado em 25 de março, enquanto segundo reator da usina reduziu a potência para 55% (cerca de 300 MW).
"Não há ligação entre a redução de capacidades do segundo [reator] em 25 de março e desligamento automático de hoje", declarou a Nuclearelectrica em um comunicado de hoje.
A operadora sublinhou que o desligamento automático do segundo reator não afetará segurança nuclear e não apresenta ameaça alguma aos funcionários, à população e ao meio-ambiente.
A Nuclearelectrica tem dois reatores de 706 megawatts na cidade de Cernavoda, sudeste da Romênia. Esta é a primeira e única usina nuclear do país e a maior fornecedora de eletricidade.