"Nossos usuários nos países da Europa, do Oriente Médio e da CEI estão tendo problemas de conexão no momento. Estamos tratando do assunto e esperamos que logo vocês venham a estar on-line", escreveu a companhia no Twitter.
Em particular, detalha-se que os problemas surgem ao enviar e receber mensagens.
"O Telegram me diz que está se atualizando e me deixou no meio de uma conversação… Que legal!", lamentou o usuário @Kelvariel, da Espanha.
Problemas foram reportados anteriormente, como, por exemplo, surgiram mensagens de usuários de São Paulo reclamando falhas no aplicativo.
essas horas no telegram os assuntos chegam um ponto sem volta
— Rossi (@sjklcx) March 29, 2018
Do Rio de Janeiro também chegam informações sobre mau funcionamento do aplicativo.
"Por favor, preciso discutir coisas estúpidas com minha gangue… LOL", queixou-se @PalStall de Israel, comentando as informações sobre Telegram.
Segundo explicou o fundador do aplicativo, a falha foi causada pelo corte de energia no cluster de servidores da companhia.
Power outage at a @telegram server cluster causing issues in Europe. Working to fix it from our side, but a lot depends on when the datacenter provider puts the power equipment in order.
— Pavel Durov (@durov) 29 de março de 2018
"Estamos trabalhando para concertá-lo, mas muita coisa depende de quando o datacenter provedor puser em ordem o equipamento."
Á última grande caída no funcionamento do aplicativo foi registrada em fevereiro. A falha afetou parcialmente usuários da Europa, do Oriente Médio e da África do Norte. Naquela vez, os problemas foram com a versão web do Telegram e aplicativos para smartphones.
Segundo as recentes informações, o funcionamento do Telegram foi parcialmente recuperado na Rússia, embora as mensagens sejam enviadas e recebidas com atraso.