O programa analisa os dados públicos dos usuários do WhatsApp, tais como a "última conexão" e o indicador "em linha", para gravar históricos e criar gráficos de uso do aplicativo.
Dessa forma, é possível saber as horas exatas em que uma pessoa esteve on-line ao longo do dia e o tempo total em que ela esteve conectada.
Outra ferramenta do ChatWatch monitora os hábitos de sono dos usuários do WhatsApp, ou seja, com base nas horas em que a pessoa está on-line, o aplicativo estima a hora em que foi dormir e quanto tempo de sono ela teve.
De acordo com a página oficial do aplicativo, o ChatWatch pode ser usado para descobrir se seus funcionários estão conversando durante as horas de serviço, se seu filho está acordando a tempo de ir para faculdade e até mesmo estimar se seu parceiro saiu com amigos na noite passada.
Uma das maneiras de "se proteger" do aplicativo-espião é modificar as configurações de privacidade do WhatsApp e tornar privadas as informações sobre a "última conexão". O indicador "online", no entanto, não pode ser desativado.