Segundo o jornal, um grupo de investidores, composto por nove empresas, pretende criar um balneário ao longo do canal escavado ao largo de toda a fronteira com Qatar. O plano do projeto contempla concluir as obras em 12 meses, e aguarda a aprovação das autoridades.
O valor total do projeto será de, aproximadamente, 750 milhões de dólares norte-americanos. As novas margens do reino serão transformadas em praias e devem receber pelo menos cinco grandes hotéis. Além disso, novos portos devem ser construídos e uma zona econômica livre deve ser implementada.
A edição destaca que o canal será de propriedade exclusiva da Arábia Saudita, pois será escavado no território do país, com uma distância de um quilômetro até a fronteira oficial com o Qatar. A margem do canal mais próxima da fronteira será transformada em uma zona militar, para aprimorar as defesas de Riad.
Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein romperam as relações diplomáticas com Qatar em junho do ano passado, acusando o país de apoiar o terrorismo.