Na quarta-feira (4), uma reunião trilateral de presidentes iranianos, russos e turcos sobre o assentamento sírio foi realizada em Ancara.
"O Irã entende a sensibilidade da Turquia para as questões de segurança nacional, [ao mesmo tempo] apóia a integridade territorial da Síria. Mas nós temos desentendimentos com Teerã: eles querem que o trabalho seja coordenado com o regime sírio e, ao fazê-lo, o defende. Atualmente não temos nenhum contato direto com o regime [sírio], mas cabe ao povo sírio decidir [sobre seu futuro]", disse o funcionário a repórteres, comentando o resultado da cúpula trilateral dos estados que garantem o cessar-fogo da Síria.
"Os países que apoiam [o presidente sírio Bashar] Assad têm que navegar entre negociar com ele e exercer pressão sobre ele", acrescentou o funcionário.
As forças armadas turcas estão atualmente envolvidas em uma operação militar no norte da Síria que visa libertar a área de grupos armados curdos. Damasco condenou firmemente a operação como um ataque à soberania da Síria.