Segundo Dvorkovich, as empresas metalúrgicas do país apresentarão suas propostas de respostas ao longo de vários dias. O Parlamento planeja discuti-las na segunda metade do mês, após o fórum econômico em Krasnoyarsk de 12 a 14 de abril.
Em 23 de março, Trump cumpriu uma promessa de campanha e impôs uma tarifa de 25% sobre as importações de aço e uma tarifa de 10% sobre o alumínio, embora excluindo o Canadá e o México e insinuando que outros países poderiam ser poupados com base na segurança nacional. Especialistas alertaram que as tarifas podem desencadear uma grande guerra comercial.
A Rússia está entre os principais exportadores de aço e alumínio para os EUA. No entanto, analistas disseram que as empresas metalúrgicas e de mineração do país enfrentam um dano relativamente pequeno de qualquer tarifa sobre as importações de aço e alumínio impostas pelos EUA.
A China respondeu prontamente às tarifas de Trump com restrições econômicas e iniciou oficialmente o processo de solução de controvérsias na OMC, de acordo com o Ministério do Comércio da China.